sábado, 10 de agosto de 2013

ENTREVISTA PIXADOR RAPTO - OTITO

ENTREVISTA PIXADOR RAPTO - OTITO


MC - Qual seu nome?
"Otito", Diminutivo de Roberto,assim fui apelidado em minha infância "Robertito"por minha Mãe "Dona Nina" Te amo Mãe!!!.
Em 1990 comecei a assinar Tito em minha pixação,e em 1996 coloquei o artigo "O" na frente do nome,para não ser mais um tito ,e sim ser Otito.

MC - QUAL SEU PIXO E ASSINATURA?
OTITO - NADA ? SOMOS- RAPTO OTITO

MC - Qual sua idade?
OTITO - Nasci em 1976,agora estou com 37 anos...

MC - Quando e como começou na pixação?
OTITO - Em 1988 ,observando os muros no caminho do Valo Velho zona sul 
, as vezes indo até Moema,ou no centro e algumas oportunidades até a Vila Maria na Zona Norte,fui inspirado, pelas escritas que via pelos muros da cidade.....
Então comecei a escrever nas paredes da escola de Pincel atômico, alguns nomes que fui inventando junto com alguns colegas da época.

MC - Você ainda pixa? O que você faz Atualmente? 
OTITO - Deste ano de 1988 ,vim seguindo por esta sociedade pixadora, escrevendo, escalando, evoluindo....em 1995 sai um pouco da ilegalidade.Me inspirando no conceito Budista de transformar o Veneno em remédio, comecei a Ajudar o "Secura" meu grande amigo e irmão de vida. Decorando lojas e faxadas de comércios, utilizando tinta em spray e latex no inicio, e alguns anos depois também com compressor de ar.Em 1999 fui convidado a ensinar sobre "Graffiti", para menores em situação de risco ou em Liberdade assistida.Onde tive de buscar informação ,pq eu sabia usar o spray, mais não conhecia a história do Graffiti e nem suas técnicas....E até os dias atuais sigo, aprendendo, ensinando, escrevendo, escalando, pixando e graffitando....evoluindo e revolucionando nesta existência. 

MC - Conte a historia do "RAPTO" como foi bolado o nome etc...
OTITO - Em 1989 assistindo a sessão da tarde ouvi essa palavra "RAPTO" em algum filme ,que agora nem me recordo o nome...mais ecoou em minha mente.Minha pixação anterior era "Os Roba Muros"...então achei que tinha a ver e também eram menos letra....
Com o Tempo criei um significado para cada uma das cinco letras que formam a palavra RAPTO,ficando assim "Rabisco Arte Para Todos Olharem".hj em dia algumas pessoas falam que é Rabisco Alucinantes Para Todos Observantes, eu acho legal tb!

MC - Hoje quantos caras estão na ativa?
OTITO - o mais antigo e que faz até hj em dia é o Bimba,essa ideia dos Rabiscos Alucinantes ...surgiu dele, ele faz RAPTO comigo desde 1991, mas na ativa mesmo acho que ninguém mais....Agora estamos no estilo devagar e sempre....


MC - Pixação pra vc é protesto ou ibope?
OTITO - Protesto,ibope e muito mais...

MC - Já teve problemas com a justiça devido a pixação?
OTITO - sim,muitas vezes.....já apanhei muito,fui pintando e preso, sem contar os conflitos familiares.....

MC - Como vemos no decorrer da história sempre existe algum atrito na pixação seja pixo contra pixo, pixação contra graffiti ou um que atropela o outro. Vc já se envolveu em algum desses atritos? 
OTITO - Vichi....nem me fala, de tempos em tempos, sempre aparecem oportunistas, que gostam de pegar aquela "caroninha".... e oque eles fazem? atropelam outros pixadores, que já tem uma caminhada, assim surgiram alguns nomes, que faço questão de não comentar..... Eu nunca gostei de riscar ou atropelar ninguém,mas infelizmente quando comecei ,certa vez em 1990 atropelei um Pixo,fui cobrado e tive de dar duas latinhas pro MIRIM do Pegadas, fui apresentado a cartilha das ruas.... Respeito!!!!! errei e paguei pelo meu erro...

MC - Falta algum pico ou lugar que vc deseja fazer e ainda não teve oportunidade?
OTITO - Muitos....se é louco..tem muro demais, lugar demais pra fazer, ainda bem.....!!!! To na caminhada...

MC - O que mudou no movimento de quando vc começou até agora?
OTITO - De 88 pra cá, mudou muita coisa, vi os caras começando a usar tinta e rolinho no lugar do spray,vi as letras mudarem, as pixações ganharem os topos dos prédios, as festas ,os points,....mas principalmente eu mudei muito, aperfeiçoando meu caráter, fazendo minha revolução humana e praticando a verdadeira causa. Porem a ignorância e intolerância sempre esteve presente ao longo deste tempo e isso não muda.....

MC - Qual é a trilha sonora perfeita para um role com o TITO?
OTITO - Vivendo simplesmente a Real-"Não se deixe levar"

MC - Cite um filme que te inspire?
OTITO - The Warriors

MC - O que você achou dos protestos recentes aqui de São Paulo?
OTITO - Nunca tinha presenciado nada do tipo....minha total aprovação!

MC - Muita gente aproveitou o Caos para deixar sua marca, como você ve isso? você acha que o momento era oportuno?
OTITO - Tive amigos ,que foram pressos e outro que até constaram uma preza da caretinha do RAPTO , la no Palácio do Governo, nesses dias de protestos aqui na cidade....Cada um é que deve saber qual é o seu momento de ir as ruas protestar ou pixar, não sou eu que vou julgar ninguém....

MC - O que a pixação te trouxe de bom?
OTITO - Minha Família.

MC - O que a pixação te tirou?
OTITO - O movimento de parte de meu dedão na mão direita.

MC - Qual será o futuro do RAPTO vc pensa em passar p/ novas gerações?
OTITO - O futuro deixo acontecer...RAPTO é uma gang, de 1989 pra cá, muitos já pixaram ou dizem que pixam RAPTO. Poucos representaram. Mas esses poucos representam demais... sem palavras ,se tiver uns Réus, uns Bimbas, Cleros, Vandals, Mosts , sands ou 3thos nas novas gerações tendo ou não ta firmeza.já agradeço demais por esses que citei!

MC - O que vc diria para essa  molecada que estão iniciando agora sua caminhada na pixação?
OTITO - Muito Cuidado...a lei da causa e efeito permeia todo universo, tudo que vai volta...pensem bem, tudo tem uma consequência.

MC - Fim da entrevista Muito Obrigado por nos conceder um pouco do seu tempo. Agora o espaço é livre deixe o seu recado fique a vontade...
OTITO -  Demorow!!!! valeu MegaCaos!!!!
Respondi rápido as questões mais tudo na sinceridade e com plena boa vontade.
no que precisar estamos ae......
agradeço a todos que se interessaram em ler minhas palavras , nos vemos nas ruas, becos e vielas do universo!!!!!!!
visitem a pagina da 2milFamilia® e vejam como é que é, e como é que ta:
https://www.facebook.com/2milFamilia
Valeu!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home